(67) 3521-2819 • (67) 3521-5062
R. Bruno Garcia, 2336 • Jardim Primaveril, Três Lagoas - MS

Liraglutida no tratamento da obesidade

Por Dra. Priscila Scatena Costa
· Artigos

A liraglutida é uma substância que pode ser usada no tratamento da Diabetes e da Obesidade e que merece ser mais conhecida pelo público, para que não ocorram dúvidas ou difamações sobre o produto. 

 

A liraglutida estimula a ação do GLP-1, hormônio produzido no intestino quando entra em contato com alimentos e atua em regiões do sistema nervoso central envolvidas na regulação do apetite. Estudos comprovaram que o uso da liraglutida promove o menor consumo de alimentos, o que favorece a perda de peso e modifica as preferências alimentares, ou seja, reduz a vontade por alimentos ricos em açúcar e gordura.

 

É importante ressaltar que a importância da liraglutida se dá pela ausência de opções para tratar a obesidade, como afirma Cintia Cercato, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). "Temos muito poucas opções farmacológicas aprovadas para o tratamento da obesidade em nosso país (apenas sibutramina e orlistate). A obesidade é uma doença complexa, crônica e recidivante e que deve ser tratada com seriedade".

 

Apesar da perda de peso comprovada, é preciso lembrar que este resultado varia de pessoa para pessoa. Há pacientes que não responderão como o esperado ao medicamento, enquanto haverá pessoas que irão emagrecer até 30%. A mesma lógica se aplica aos efeitos colaterais, presentes em todo tipo de medicamento - eles existem, mas raramente se manifestam. 

 

O medicamento não tem a premissa de fazer com que pessoas obesas emagreçam milagrosamente, mas sim percam peso suficiente para diminuir os riscos à saúde e, assim, continuarem se esforçando para mudar este quadro.